
O governo federal autorizou a transferência da gestão do metrô do Recife para a iniciativa privada. A decisão foi publicada na quinta-feira (22) no Diário Oficial da União, por meio da Resolução nº 324 do Conselho do Programa de Parcerias de Investimentos (CPPI), assinada pelo ministro das Cidades, Jader Filho.
A concessão será viabilizada por licitação conduzida pelo BNDES. O processo inclui três etapas: transferência dos bens da União ao Estado de Pernambuco, outorga da concessão pelo governo estadual e formalização da posse definitiva dos imóveis.
Será firmado um acordo de cooperação técnica entre o governo federal, o BNDES e o estado para definir atribuições e garantir a execução do processo. A avaliação dos ativos será feita com base no fluxo de caixa da concessão.
O sistema de metrô do Recife possui 37 estações, duas linhas (Centro e Sul) e enfrenta falhas frequentes. Inicialmente, os prazos e os planos de expansão não foram anunciados pelo governo de Pernambuco e pelo Ministério das Cidades.
Receba notícias direto no celular entrando nos grupos do Diário Gravatá.
Clique na opção preferida:
© 2025 | Conforme Lei nº 9.610/98, todos os direitos deste conteúdo são reservados ao Diário Gravatá. A publicação, redistribuição, transmissão e/ou reescrita sem autorização prévia é proibida.
Comente este post