
Após o governo federal anunciar cortes de quase R$ 26 bilhões em gastos, incluindo benefícios sociais, surgiram dúvidas sobre os pagamentos do Bolsa Família. As mais de 20 milhões de famílias habilitadas para receber o Bolsa Família podem consultar a situação do benefício pelos sistemas do governo ou pelo aplicativo do programa.
O governo federal anunciou um corte de R$ 25,9 bilhões na proposta de orçamento do próximo ano. Além disso, haverá uma proposta de contingenciamento no relatório de despesas de julho deste ano. Esses cortes resultam de uma revisão de benefícios sociais e gastos considerados desnecessários em todas as pastas. O contingenciamento será apresentado no relatório de despesas em 22 de julho. Confira abaixo como consultar sua situação:
Consulta pelo CadÚnico
A consulta da situação do Bolsa Família pode ser feita pelo site do Cadastro Único (CadÚnico). No sistema, é possível acessar informações sobre o recebimento dos benefícios a partir da conta cadastrada no Gov.br. Para isso, clique no campo “Meu Benefício”. A seção permite obter um comprovante de cadastro em “Consulta Simples” ou informações detalhadas na área de “Consulta Completa”.
O sistema também permite a consulta do NIS (Número de Identificação Social), que determina a data de pagamento do Bolsa Família. São exibidos os dados de identificação do responsável pela residência e todos os membros da família.
Consulta pelo aplicativo
A situação cadastral e os próximos pagamentos também podem ser consultados pelo aplicativo do Bolsa Família, disponível para download na Play Store (Android) e na Apple Store (iOS). Após instalar o aplicativo, clique na opção “Consulta”. O acesso pode ser feito pelo número do CPF ou com uma senha criada exclusivamente para o app do Bolsa Família.
Para criar uma senha, clique em “Cadastre-se”, digite seu nome completo, data de nascimento e um endereço de e-mail. Crie uma senha de acesso numérica com pelo menos seis dígitos, que não pode ser igual ao CPF ou à data de nascimento, nem ter dois números iguais consecutivos. Verifique o e-mail enviado pela Caixa e clique no link para concluir o cadastro.
No aplicativo, é possível visualizar se o benefício está liberado. Para consultar os próximos recebimentos, clique em “ver parcelas”. Os primeiros valores apresentados são aqueles já liberados, seguidos das parcelas a serem creditadas, que podem estar como: parcela liberada, parcela bloqueada, parcela enviada para crédito, parcela cancelada, parcela paga ou parcela pendente.
Consulta por telefone
A consulta do Bolsa Família também pode ser feita pelo telefone 121 ou pelo WhatsApp (61) 4042-1552. Os canais de atendimento do Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome funcionam de segunda a sexta-feira, das 07h às 19h.
Receba notícias direto no celular entrando nos grupos do Diário Gravatá.
Clique na opção preferida:
© 2024 | Conforme Lei nº 9.610/98, todos os direitos deste conteúdo são reservados ao Diário Gravatá. A publicação, redistribuição, transmissão e/ou reescrita sem autorização prévia é proibida.






















Comente este post