
O ex-prefeito de Santa Cruz do Capibaribe, Edson Vieira (União Brasil-PE) foi condenado pela Vara da Fazenda Pública local por improbidade administrativa e enriquecimento ilícito. A sentença foi proferida na segunda-feira (18) pelo juiz Moacir Ribeiro da Silva Júnior.
As investigações foram iniciadas em 2017 por conta de uma denúncia do então vereador Ernesto Maia, que alegou que Edson Vieira utilizou caminhões-pipa da prefeitura municipal para abastecer a própria residência, de amigos e familiares. O motorista do veículo confirmou que recebia a orientação para realizar a distribuição em casas indicadas pelo então prefeito.
O juiz Moacir Ribeiro aponta na decisão que “as provas apresentadas são robustas e inafastáveis (…) Motivo pelo qual firmo a convicção de que Edson Vieira durante os anos de 2015, 2016, 2017 e 2018, utilizou-se do carro-pipa (destinado ao abastecimento de água em prédios públicos) para abastecer de água a sua própria residência, de amigos e de familiares”, diz o despacho. Ainda nele, o magistrado aponta que “o réu também enriqueceu ilicitamente, ainda que o enriquecimento seja mínimo, na medida em que poupou de fazer frente a tais despesas com recursos próprios”.
A decisão cabe recurso ao Tribunal de Justiça Pernambuco (TJ-PE), todavia, o político foi sancionado com a suspensão dos direitos políticos por 6 anos, multa proporcional ao dano, entre outras punições.
Receba notícias direto no celular entrando nos grupos do Diário Gravatá.
Clique na opção preferida:
© 2022 | Conforme Lei nº 9.610/98, todos os direitos deste conteúdo são reservados ao Diário Gravatá. A publicação, redistribuição, transmissão e/ou reescrita sem autorização prévia é proibida.
Comente este post