
Agentes Comunitários de Saúde e Agentes de Combate às Endemias de Gravatá realizaram, nesta sexta-feira (1), uma mobilização, na sede da Prefeitura de Gravatá, para reivindicar o cumprimento de compromissos feitos pelo prefeito Joselito Gomes (PSB) aos profissionais da categoria no início deste ano. Em janeiro deste ano, segundo os representantes, o chefe do executivo municipal prometeu reformular a lei para garantir a integralidade de um repasse federal previsto para dezembro do ano passado.
Entretanto, conforme os meses passaram, essa promessa não foi concretizada. “Já estamos em setembro e o compromisso não foi cumprido. Pelo contrário, houve retrocesso”, desabafou uma das manifestantes, em relato ao comunicador Kiko por Ká. Além dos agentes locais, a mobilização contou com a participação de uma das diretoras da Federação Nacional dos Agentes Comunitários de Saúde de Combate às Endemias.
De acordo com os representantes dos manifestantes, durante as conversas entre os representantes da categoria e a Prefeitura, foi acordado com o secretário de Saúde, Anderson Oliveira, que um projeto de lei seria encaminhado à Câmara de Vereadores para assegurar a previsão de data do repasse federal aos trabalhadores. No entanto, segundo os agentes, não houve mais retorno sobre essa iniciativa. Em uma recente reunião, o secretário de Saúde trouxe uma orientação jurídica da prefeitura, alegando impedimentos para realizar a reformulação prometida. Os manifestantes ressaltam que este compromisso está registrado em ata e pedem o cumprimento.
Uma assembleia, realizada no Círculo Operário em junho, determinou que, se as promessas não fossem cumpridas até a presente data, os agentes estariam na prefeitura cobrando um posicionamento. “Estamos aguardando há nove meses uma promessa que não foi honrada”, destacou outra representante do grupo.
Diante da situação, os Agentes Comunitários de Saúde e Agentes de Combate às Endemias de Gravatá reforçam a necessidade de um posicionamento claro e efetivo do executivo municipal sobre as promessas feitas no início do ano. Eles esperam que o compromisso seja honrado e que a reformulação da lei garanta o repasse federal em sua integralidade.
Receba notícias direto no celular entrando nos grupos do Diário Gravatá.
Clique na opção preferida:
© 2023 | Conforme Lei nº 9.610/98, todos os direitos deste conteúdo são reservados ao Diário Gravatá. A publicação, redistribuição, transmissão e/ou reescrita sem autorização prévia é proibida.




















Comente este post