
A votação do relatório final da Comissão Especial de Inquérito (CEI) da Educação, prevista para esta terça-feira (28), foi adiada após um bate-boca entre vereadores da base governista e da oposição na Câmara Municipal de Gravatá (confira o vídeo abaixo). A nova deliberação ficou marcada para esta quarta-feira (29).
A comissão, instaurada em junho, foi criada para apurar possíveis irregularidades em contratos da Secretaria Municipal de Educação. O impasse entre os vereadores começou quando os parlamentares governistas alegaram não terem recebido cópia completa do relatório antes da votação, impossibilitando a análise.
A discussão teve início após críticas do vereador Gil Dantas (PSDB), da oposição, que questionou a postura de integrantes da base governista. “O povo de Gravatá não pode ser enganado. Alguns vereadores da situação só votam conforme a orientação do prefeito. Se ele manda votar a favor, votam; se manda votar contra, votam também. É desse jeito”, afirmou Gil, durante a sessão.
A fala provocou reação da vereadora Maria Vilar (Republicanos), que rebateu as críticas e defendeu sua independência política. “O mandato é meu e quem manda nele sou eu. Não sou pau mandado de ninguém e nunca fui. Me respeite, Gil. Se tiver irregularidade, eu não voto a favor”, retrucou Maria, que foi citada como governista por Gil Dantas.
Com exceção de Eduardo Cassapa, recém-integrado à base do prefeito Joselito Gomes (Avante), todos os demais membros da CEI se declaram oposição, incluindo a relatora Ninha Professora (PSB), que foi secretária de Educação na gestão de Joselito entre janeiro de 2021 e maio de 2024.
Os trabalhos da Comissão Especial de Inquérito foram conduzidos pela relatora e pelos vereadores Rafael Prequé (Solidariedade) e Tadeu Orlando (Avante) e deve ter conclusões desfavoráveis a Joselito Gomes, que tem minoria na Casa Vereador Elias Torres. Depois de aprovado, o relatório será encaminhado ao Ministério Público (MPPE), para possíveis providências.
Receba notícias direto no celular entrando nos grupos do Diário Gravatá.
Clique na opção preferida:
© 2025 | Conforme Lei nº 9.610/98, todos os direitos deste conteúdo são reservados ao Diário Gravatá. A publicação, redistribuição, transmissão e/ou reescrita sem autorização prévia é proibida.






















Comente este post