
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta laranja para Gravatá e outros 79 municípios do Agreste, Mata Sul e Sertão nesta quarta-feira (5), classificando a situação como de “perigo”. A previsão é de chuvas entre 30 e 60 mm/h ou 50 e 100 mm/dia, com ventos intensos de 60 a 100 km/h. O alerta tem vigência até as 10h da quinta-feira (6).
O alerta laranja emitido para Gravatá também inclui outras cidades do Agreste, como Barra de Guabiraba, Bezerros, Caruaru, Passira e Sairé.
Recomendações das autoridades
A recomendação é que os moradores fiquem atentos a alagamentos, enxurradas e deslizamentos de terra, especialmente em áreas de risco.
Diante do alerta, a Defesa Civil e o Corpo de Bombeiros orientam a população a adotar medidas de precaução:
- Evitar permanecer sob árvores, pois há risco de quedas e descargas elétricas.
- Não estacionar veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda.
- Desligar aparelhos eletrônicos da tomada durante tempestades.
- Em situações de emergência, acionar a Defesa Civil pelo telefone 199 ou o Corpo de Bombeiros pelo telefone 193.
Recife em estado de alerta máximo
As fortes chuvas afetaram, principalmente o Grande Recife. O Centro de Operações do Recife anunciou, às 10h20, que a cidade do Recife entrou em estado de alerta máximo devido ao impacto das fortes chuvas. De acordo com o órgão, o volume de ocorrências associadas às condições climáticas representa risco elevado à população, demandando uma ação emergencial coordenada para minimizar danos e restabelecer serviços essenciais.
Entre os incidentes registrados, um homem morreu na Rua Dom Bosco, no bairro da Boa Vista, após entrar em uma área alagada. Testemunhas relataram que ele teria sido vítima de um choque elétrico e faleceu no local.
Governo de Pernambuco mobiliza apoio a municípios afetados pelas chuvas
Cumprindo agenda oficial em Brasília nesta quarta-feira (5), a governadora Raquel Lyra (PSDB) afirmou estar acompanhando as ações do Estado para minimizar os impactos das chuvas que atingem a Região Metropolitana do Recife (RMR). No início da tarde, a governadora entrou em contato com prefeitos das cidades mais afetadas, colocando a estrutura estadual à disposição para oferecer suporte às áreas e populações em situação de risco.
“Há pouco entrei em contato com vários prefeitos e informei que estamos prontos para ajudá-los com o que for necessário”, declarou a governadora.






















Comente este post